17 de março de 2009

Pós Moderno: Uma Sociedade Transparente


Me debruçando sobre a Pós Modernidade, ao ler o texto: A Sociedade Transparente, posso afirma que o que mais me despertou atenção foi quando o autor afirma, que o termo pós-moderno não é nem modismo e nem se refere a um conceito ultrapassado, mas tem um sentido relacionado ao fato de vivermos em uma sociedade de comunicação generalizada, a sociedade dos mass media. Considerando que, ao lado do fim do colonialismo e do imperialismo, o advento da sociedade de comunicação foi determinante para a dissolução da idéia de história e, por conseqüência, para o fim da Modernidade. Os meios de comunicação foram fundamentais para Para o processo de rompimento com os pontos de vista centrais, aqueles que Lyotard chamou de grandes narrativas. O que de fato aconteceu é que rádios, jornais, televisões e revistas se tornaram alvos de uma grande explosão e multiplicação de visões de mundo.
Apresentaram-se à opinião pública culturas e subculturas de toda a espécie., Esta multiplicação vertiginosa da comunicação é o efeito mais evidente dos mass media e é também o fato que determina a passagem da nossa sociedade à Pós-Modernidade. A vivência nesse mundo de multiplicidade significa fazer a experiência da liberdade como oscilação contínua entre pertença e desenraizamento. Por essas razões, Vattimo acredita que a sociedade pós-moderna é essencialmente a sociedade da comunicação.
Com o advento das comunicações, surge a "sociedade transparente", pautada na invasão dos canais de comunicação e disposta a ampliar a visão de mundo da sociedade pós-moderna. Foi aí, até então, a maior oportunidade de se ver, ouvir e falar com as ditas "culturas inferiores" e e isto é fator preponderante para a transição da modernidade para a pós-modernidade.

2 comentários:

  1. Muito boa a colocação! Também estava me debruçando neste texto (mas para realizar uma prova de filosofia, hehe) e de forma bem compacta o seu post resume a ideia da pós-modernidade colocado no livro pelo Vattimo. Realmente esse ponto da comunicação em massa é que marca a mudança de alguns postulados da razão moderna quanto a realidade e a verdade.
    Thanks!!

    Adriano V.
    Sistemas de Informação

    ResponderExcluir
  2. Mas o autor, como europeu que é,
    deveria procurar ser mais claro.
    As oracoes sao longas, os pensamentos
    se entrelaçam e em diversos momentos
    ele parece drogado.

    ResponderExcluir

O que tu achas?