7 de abril de 2009

Conscientize-se sobre a Metareciclagem! ....já


CARAMBOLAS!


Assim começarei esta reflexão!


Não tinha idéia da importância que tem a Metareciclagem, em nossas vidas...
Assim como eu, acredito que vários de vocês, queridos amigos leitores (que não sei se tenho rsrsrsrs), não estavam nem ai, nem acolá, para reciclar, para a importância que isso tem no mundo, para o futuro dos nossos, filhos, e netos e ainda bisnetos. Exemplo disso é meu computador, que quando já não me servia , tive a idéia de jogar no lixo, sem nem pensar, se poderia ser reutilizado ou não. Carregadores de celulares que quando já não utilizamos jogamos fora com a maior das facilidades, sem ao menos saber o mal, que ele faz no mundo. Entre outros equipamentos eletrônicos, que quando já não nos servem, jogamos no lixo e pronto, sem saber dos seus males a humanidade e ao mundo. Todo esse lixo eletrônico que a sociedade de consumo nos trás, nos faz alertar para o grande problema, que começa com a produção e o consumo. Com o auxílio da mídia, a indústria de eletroeletrônicos se esforça para criar a ilusão de “atrasado” convencer as pessoas de que precisam trocar seus computadores, celulares, câmeras e outros equipamentos em períodos cada vez mais curtos. A indústria também adota práticas predatórias no processo produtivo – mão de obra precária usa de matérias-primas extraídas sem levar em conta os impactos sociais e ambientais, entre outras. Por outro lado, as pessoas comuns, que em última instância têm a grande possibilidade de mudança desse cenário, é delas o poder de compra, ignoram a gravidade da situação e continuam acelerando o ritmo de consumo, sem pensar no que acontece com seus equipamentos daqui a poucos anos. E nunca se perguntam o porquê de nos tornamos escravos disso????
No campo da produção e do consumo, existem algumas medidas que se pode tomar para amenizar a situação. Depois de ver alguns vídeos e reportagens sobre esse tema considerei de importância citar. A primeira delas é o consumo consciente, O
Greenpeace publica várias vezes ao ano seu “Guide to greener electronics”, que monitora as práticas das maiores empresas de eletrônicos. É uma boa ferramenta para saber como as fabricantes se comportam. Outra medida importante é a extensão da vida útil dos eletrônicos, através do reuso. Por exemplo, um computador de dez anos atrás ainda pode ser usado como servidor de rede, armazenamento ou impressão. Olha o Software LIvre!!!, A terceira maneira de reduzir os danos do lixo eletrônico é buscar um descarte responsável: em vez de jogar os eletrônicos no lixo, procurar projetos sociais e educacionais que façam uso deles, ou então empresas que realizem a remanufatura ou reciclagem dos equipamentos.

E dessa forma podemos nos conscientizar melhor!

Afinal... o que deixaremos para o futuro?

3 comentários:

  1. Adorei!!!

    Gatona!!!

    Isso mesmo, precisamos de mais informações sobre isso, vivemos alienados e engolimos tudo que a mídia nos oferece...adorei viu!

    Charles
    Seu Fã!

    ResponderExcluir
  2. Creio que eu tabém era uma das pessoas desinformadas quanto a metareciclagem .Seu blogger está muito bom . parabéns pela criatividade .

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Drica... Meta Reciclagem pra conscientizar!

    P.S.: Clarooooooooo q vc tem leitores, viu?
    Amiga, vc tá na rede...rsrs :P

    ResponderExcluir

O que tu achas?