20 de abril de 2009

"Nosso" Portugues!




Olhe ai...

Degavar ou Devagar?
Ao passear pelas ondas da internet, deparei-me com umas dessas imagens que de certa maneira, me chamou atenção.
Então em uma pista de asfalto, em uma grande avenida na cidade de Campinas!
De acordo com informações do próprio jornal, o objetivo era apenas fazer um trabalho de sinalização do solo, as letras foram trocadas pelo pintor, erro do pintor? apenas falta de atenção?, pode ser.
O que quero comentar mesmo é que estamos nos preparando para as mudanças ortográficas(mudança essa que estamos inseridissimos nela). No Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol.
Segundo relatos a ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. No Brasil, 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país. Até aqui paramos e Observamos fatos como:
  • 10% da população com mais de 15 anos ainda analfabeta!
  • Cerca de 90 por cento dos analfabetos brasileiros têm 25 anos ou mais e a maioria vive nas zonas rurais, onde quase um quarto da população não sabe ler nem escrever!
O QUE FALAR NÉ?
visitem:http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml

2 comentários:

  1. Mto interessante... MAis foi engraçadOO rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o assunto mudança ortográfica é delicado, e não irei entrar no mérito da discussão, me posicionando a favor ou contra, mas... Aqui no Brasil muitos não sabem escrever direito (a exemplo dos furos do ENEM)... Tenho fé no fato de que de repente algo mude; já que a intenção é difundir a língua, que olhemos para os oradores e escritores da língua antes!

    = *

    ResponderExcluir

O que tu achas?