2 de maio de 2009

Na modernidade... A importância da televisão e do radio na educação!





Em tempos modernos...


E diante de alguns temas abordados, ponho a refletir sobre a importância que alguns meios de comunicação têem na educação. Entre eles o radio e a televisão!
Sempre penso muito em: como poderíamos promover a comunicação, a interatividade, os diálogos... Em uma sala de aula, e como futuros profissionais precisamos ter uma atenção redobrada naquilo que se faz necessário entre o papel do professor e do aluno,
A COMUNICAÇÃO! Entre ambos. E os meios que podemos usar para inserir ainda mais isso. O uso do rádio na educação vai criar um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade, a capacidade de criar e recriar de brincar de construir uma nova maneira de ler o mundo, fazendo com que os alunos se expressem e se coloquem de forma crítica, contribuindo desta maneira, para a sua formação como cidadão. Como outro meio de comunicação, falamos sobre a televisão, tão polêmica e preocupante em tempos de modernidade.a TV. Como uma espécie de processador daquilo que ocorre no tecido social, de tal forma que “tudo” deve passar por ela, “tudo” deve ser narrado, mostrado, significado por ela. “O que é invisível para as objetivas da TV não faz parte do espaço público brasileiro” – escreve Eugênio Bucci, ouvimos falar muito sobre a televisão afetar na "produção escolar de uma criança". Mas estudos mostram que, a televisão pode ser uma ferramenta acadêmica útil. Os programas de televisão são usados para ajudar crianças em várias atividades, e são usadas em conjunto com outros materiais de ensinamento, para dar uma proximidade mais abrangente aos métodos de aprendizado. Precisamos ver esses meio de comunicação contribuindo ao nosso favor.


3 comentários:

  1. Ai você fala: Lá vem ela...

    Amiga, você sabe que eu tenho resistência quanto a TV... Diante das coisas que ando vendo na mesma, quando paro para assistir, tenho me decepcionado tanto. E me entristece o fato de que, utilizando suas próprias palavras, '“tudo” deve ser narrado, mostrado, significado por ela'. Sobre o rádio, não tenho muito o que falar.

    “Precisamos ver esses meio de comunicação contribuindo ao nosso favor.”

    Enfim, adorei o texto! Você e sua intelectualidade!

    Beijooooooooo.*

    ResponderExcluir
  2. O que de fato acontece, minha gente, é que esses meios de comunicação de massa contam com uma programação pobre de cultura e rica de besteira.
    Canais educativos só são (em sua graaaaande maioria) encontrados na grade da tv paga.
    Considerando que algumas poucas pessoas têm acesso... Para ser, talvez, mais radical, as poucas pessoas que têm jamais assistem coisa útil de fato. Gostam dos filmes, shows... e do status (sim, gera status).

    Rádio: promoções, músicas, anúncios. Chove de publicidade. É isso!
    Algumas poucas trazem uma agenda cultural bacana. O resto é dispensável.

    Eu, como futura comunicóloga, tenho dito.

    ResponderExcluir
  3. yarroooooooooollllllllllll

    ResponderExcluir

O que tu achas?