23 de março de 2009

A Nova Relação com o Saber - Pierre Lévy



Diante do texto: A Nova Relação com o Saber, de Lévi Pierre, achei a leitura de extrema importância, a relação e a diferença entre informação e conhecimento, nos faz refletir sobre uma série de assuntos, em relação a globalização e assim as novas tecnologias que surgem a cada momento, devemos aceita-las de forma livre e altruísta. Pois o Saber o quê? Saber por quê? Saber para quê? Vivemos na Sociedade da Informação. Adentramos a Era das Tecnologias de Informação e Comunicação. Mas ainda mal respondemos as perguntas que abrem esta reflexão. Dúvidas que acompanham desde os primórdios a humanidade. Qual o verdadeiro conhecimento? diante dessas tecnologias, acredito que o que o texto nos mostra é que o conhecimento deve ser algo "Mestiço", e sempre de forma coletiva, as tecnologias estão sempre em processo, sempre em metamorfoses. Sendo assim nos faz refletir sobre o verdadeiro papel do professor, que deverá acompanhar essas mudanças e além de aceita-lás é acompanha-lás. "O saber contínuo na formação do professor", acredito que o papel que é destinado ao professor, o de ensinar, não seja desconsiderado pelo que observei no texto. Acredito que atualmente não é apenas ele o único meio de transmissão de conhecimento para os alunos. Isso não faz do professor menos importante, Com o recurso facilitado às novas tecnologias, à web como forma de obter informação, o professor passa assim a complementar as pesquisas e as informações abtidas pelos alunos. Sendo assim não transmitir apenas conhecimento, como ajuda o aluno a compreender o conhecimento obtido por ele, debatendo, trocando opiniões, idéias, facilitando a compreensão. Isto também implica transformação no comportamento do aluno. o aluno agora já não se revela tão passivo, acredito que passa a ser alguém dinâmico, que procura saber sempre um pouco mais, que se interessa, que forma opniões, assim o professor participa ativamente do seu processo de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achas?