22 de março de 2009

Videos: Pós Modernidade, Multculturalismo e Globalização.



Ao assistir os vídeos Pós Modernidade, Multiculturalismo e Globalização, disponíveis no ambiente Moodle, em Edc 287, milhões de ideias me surgiram na cabeça. As iconográfias que encontrei lá foram diversas, toda essa ideia de questões como: Identidade, Diversidade, Racismo, Multiculturalismo, a Pós Modernidade. Me fizeram refletir como toda essas questões estão em paralelo o tempo inteiro. Tomando como característica do mundo Pós Moderno, todo o multculturalismo encontrado, toda a diversidade entre os seres humanos, os gêneros misturados, religiões, sexualismo, todo esse pluralismo, percebemos que em nós a identidade que achavamos ter, na verdade não temos,,, melhor explicando... Percebemos que a identidade vive em processo de mudanças e o processo de auto-conhecimento caminhando junto a esssas mudanças, identidade não vem a ser algo fixo é um processo dinâmico, não existindo uma identidade e sim "identidades", pois a cada momento vivido, lugar, espaço, ambiente. precisamos de um determinado comportamento, determinado modo de tratamento, sendo assim uma identidade para cada momento.
E com respeito a Diversidade, multiplas coisas ao mesmo tempo onde se é preciso respeitar as diferenças, o preconceito agride a diversidade. A pós-modernidade transformou o que se considerava a realidade única, a verdade científica numa colcha de retalhos onde a diversidade pode ter lugar. Nesta mescla entre o inovador e o tradicional, atravessamos um tempo de incertezas e momentos de maior ou menor rigidez nos padrões socialmente aceitos. Por outro lado, o advento da AIDS e sua associação, no início da epidemia às atividades homossexuais, trouxe luz aos debates sobre o tema.
A grande característica da vida contemporânea é exatamente não regularmos as coisas, Identidade é não ter identidade!


Obs: Aula do dia 16/03/2009, com a presença do professor Edvaldo Couto, muito proveitosa, as discussões, as participações, a temática. excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achas?