13 de abril de 2009

Inclusão Digital ... Em tempos modernos.












Será que isso seria a tal "Inclusão"?
A imagem do homem dentro da caixa de um PC, além de demonstrar que, apesar do imenso e acelerado crescimento tecnológico, a inclusão digital ainda NÃO alcançou a todos. Expressa também a visão de que muitos ainda estão fora do contexto digital, do 'moderno.







Ideal capitalista
Isso seria inclusão Digital?
O objetivo é vender computadores?

Inclusão Digital

Quanta informação para o termo, verdades, mentiras, utopias,...
Acreditem, sempre que ouvia alguém falar no termo "Inclusão Digital", pensava em: tentar ensinar ou conduzir pessoas a utilizar o computador, apenas isso e nada mais.
Pura ilusão minha, lendo e relendo, passeando e navegando nas ondas da internet, hoje vejo que se trata de um termo que vai muito além do que eu imaginava e muito além do que nossa população carente de algumas informações necessárias imagina.
Pensemos: o que vem a ser verdadeiramente a tal falada e especulada, em nosso país: "INCLUSÃO DIGITAL", Mas será que essa inclusão está acontecendo de fato e da melhor maneira possível? Será que os professores que estão hoje em sala de aula sentem-se seguros frente a um computador? E os alunos estão preparados para enfrentar esse mundo capitalista que exige total entendimento desses alunos frente a todas essas tecnologias?
Acredito sinceramente, que não seja o que esta acontecendo, afinal ainda hoje vemos escolas com laboratórios de informática fechados, ou com professores totalmente despreparados para esse progresso, ou ainda nunca ouviram falar no assunto. Acho válido que disponibilizando informações (democratizando) sobre internet, informática, computadores, facilitar (dando meios) para que as pessoas usem essas informações, pratiquem e possa usá-las de forma a ajudar suas vidas, se manter atualizadas e informadas dos acontecimentos do mundo. E ainda conscientizando a todos da necessidade das tecnologias da informação, de forma a permitir a colocação de todos, até mesmo aqueles que não possuem condições, ou até aqueles que não têm, nem mesmo educação, o acesso a computadores, internet e ensiná-los a usar e desfrutar desses recursos, para melhorar seu conhecimento, não só em relação à informática, mas também no sentido de adquirir informações, de todo o mundo, sobre diversos assuntos, ajudaria bastante.
........................................................................................................................................
Vale a pena conferir!

http:// http://www.inclusaodigital.org.br/
http://wiki.dcc.ufba.br/PSL/OQueEInclusaoDigital

3 comentários:

  1. Só enchergo ai uma "Inclusão-Exclusa"... Uma exclusão camuflada...

    ResponderExcluir
  2. Hey..mto obrigada por postar no meu blog.

    O seu tb é mto interessantes, tem tudo a ver com as aulas que eu tenho sobre Jornalismo online. Vou até te add no meu blog, claro, se nao tiver problema!

    Bom fim de semana pra vc...

    ResponderExcluir
  3. Vi uma charge bem parecida com a primeira, há 5 anos atrás, feita por Adão.
    Na charge havia um mendigo com um dicionário Português-Inglês ao lado, pedindo esmolas em inglês. Até hoje vejo essa cena na realidade, onde recebemos nossos amigos americanos, e somos nós que temos que aprender a nos comunicar com eles. Mas isso não vem necessariamente ao caso...

    A questão é que realmente os computadores tem se tornado muito baratos, mas mesmo que muita gente possa ganhar um, ainda é muito difícil e até impossível pagar internet (de qualidade) em bairros carentes. Há dois problemas principais: Ou não há o serviço, ou costuma ser muito caro devido à falta de concorrentes.

    E nas escolas públicas encontramos o mesmo problema das aulas de lingua extrangeira. Ou não há laboratório, ou não dão aula de qualidade (ou não dão aula).

    ResponderExcluir

O que tu achas?