17 de maio de 2009

17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia sem fronteiras

Olhe ai...

"Há 192 países na ONU e, na metade, a homossexualidade é ainda proibida, principalmente no continente africano, nos países árabes e na Ásia", destaca Laurent McCutcheon, presidente da Fundação Emergence, que desempenhou papel importante na instituição do dia.
A primeira comemoração aconteceu em Québec, em 2003 e, depois, a idéia ganhou outros países.
O 17 de maio foi escolhido para este dia (International Day Against Homophobia, em inglês, conhecido pelo acrônimo IDAHO), porque foi em 17 de maio que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais.



Infelizmente, a legislação brasileira é omissa no que tange à discriminação baseada na orientação sexual do indivíduo. O que ocorre é a necessidade de uma formulação legal urgente, a fim de acabar, ou pelo menos, reprimir tanta violência praticada contra os homossexuais, justamente porque não há amparo legal. Violências físicas são comuns, levando o Brasil ao ranking de país mais violento do mundo quando o assunto é homossexualidade as discordâncias são profundas e parecem sem solução, pelo menos a curto prazo. A homofobia acaba ganhando espaço e muitos dos atos violentos praticados contra homossexuais, se dá a partir da noção interrogadora pela religião de que a homossexualidade deve ser destruída. Enquanto este conflito religioso sobre o que é e o que não é permitido, em termos de religiosidade, continuar sem solução, muito sofrimento e inúmeros suicídios ocorrerão dentro da comunidade homossexual. É preciso observar, urgentemente, qual é o verdadeiro papel da religião quando o assunto é homossexualidade: Incitar o ódio e a violência ou amar o próximo como a si mesmo.


"TODO PRECONCEITO É UM RETROCESSO INTELECTUAL !
O preconceito está na maldade dos olhos de quem vê, e na ignorância de quem acha que sempre está com a razão." Leo Cruz.

7 comentários:

  1. Eu poderia simplesmente passar uma semana inteira debatendo sérias questões sobre a homossexualidade. Dá pra fazer uma lista enorme sobre o que é discutível e o que não é, sobre toda a polêmica por trás da coisa e sobre todos os mitos e absurdos que rolam na cabeça ignorante da maioria das pessoas pobres de espírito.

    Bom, viva o arco-íris e força na peruca, minha gente!

    Beijo, Dri.

    ResponderExcluir
  2. Drica eu não consigo entender o q se passa na cabeça de um cidadão que agride o outro simplesmente por ter uma opção sexual diferente da sua. Em pleno século XXI o preconceito ainda impera em nossa sociedade! q absurdo!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu poderia simplesmente passar uma semana inteira debetendo sérias questões sobre a homosexualidade. [2] Não conseguiria expressar o quão irracional é a falta de respeito decorrente da diferença da opção sexual. E ainda há quem diga que a nossa sociedade é têm mente evoluída... De qualquer forma, felizmente, ainda há motivos para se seguir em frente com a luz do discernimento. Nem tudo está às escuras, creio eu.

    Bela postagem.

    E viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Paah. Concordo, Mile.
    Mas, discordo quando dizem que isso é "opção", porque tenho uma idéia diferente.
    Acho que é apenas um detalhe de cada indivíduo, assim como o gosto musical, o esporte ou o livro favorito de cada um.
    Ninguém escolhe o que gostar. A pessoa simplesmente é, assim como eu sou, e passaria uma semana inteira debatendo sérias questões sobre a homossexualidade que me causam algum tipo de desconforto, como por exemplo, o preconceito na família, no trabalho, na roda de amigos, ou questões que envolvam a criação de leis que possibilitam múltiplas interpretações.

    Seria legal se pudessemos começar a discutir essas coisas de outra forma. O que acham?

    Beijo em geral.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe uma vez disse que todo tipo de preconceito é abominável.

    ResponderExcluir
  6. Acredito na liberdade de escolha. Não foi Deus quem nos deu o tal LIVRE ARBITRIO? quem somos nós para negá-lo a outro ser qualquer?

    Não digo aos outros que gostem, afinal esse tal livre arbítrio deve ser estendido a todos. Mas digo a TODOS que respeitem, que sejam tolerantes e porque não? que amem pessoas diferentes de nós.
    Lembrando sempre o quanto podemos também ser diferente dos demais e o quanto uma atitude mansa pode ser louvavél.

    O Preconceito sim deve ser visto como algo abominado por Deus e não o AMOR, mesmo este sendo entre seres do mesmo sexo.

    ResponderExcluir
  7. Drica,
    A bela canção de Milton Nascimento(Paula e Bebeto)traduz o que eu penso.
    Qualquer maneira de amor vale amar
    Qualquer maneira de amor vale a pena
    Qualquer maneira de amor valerá
    Bjos.

    ResponderExcluir

O que tu achas?