28 de maio de 2009

A importância dos vídeos... Na educação



Olhe ai...

Possibilitar ao aluno freqüentar a sala de vídeo significa preparar o professor para um novo campo de trabalho e pesquisa que pode ser explorado em sala de aula e longe de suas paredes, inclusive. Visto que alguns professores ainda têm a idéia de fuga do quadro-negro, quando levam seus alunos para o vídeo. Deve-se motivar esse professor a ensinar a ensinar e a aprender, pois ele precisa transformar seu campo de visão educativo, isso representa mudança de paradigma; é difícil, mas não impossível!
Bem verdade que, a necessidade de integrar diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, filmes são recursos que mais facilmente são incorporados à rotina escolar. No entanto, faz-se necessário a reflexão: que estamos fazendo com ele?
O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e compreendê-los vai além da simples apreciação de filmagens (imagens e sons), assim como ler é mais do que decodificar palavras.

3 comentários:

  1. Tá, eu concordo com isso. Sério!

    Mas, confesso que estou esgotada. EU.
    A cada vídeo interessante, uma resenha pavorosa.
    Sempre que nos encaminham para a sala de vídeo, fico tensa e irritada - já sei o que me aguarda.
    Escrever sobre certos assuntos nem sempre me deixa feliz.

    Um cheiro, Dri.

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempo que venho usando esta ferramenta com meus alunos. eles adorammmm e isso ajuda a tornar a aula mais interativa e dinâmica, além de que envove eles de um jeito que sou obrigada a pedir pra que falem um de cada vez,rsrs. estimula a crítica dos alunos!

    Adorei o espaço!!!!

    Visitarei mais vezes

    Grande Abraço!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. A muito tempo já tenho buscado utilizarme das tecnologias disponiveis na escola para melhor preparar meu alunos e dar-lhes a chance de verem e ouvirem mais .........
    Seu texto esta otimo e tomei a liberdade de utiliza-lo em minha aula.
    Grata !

    ResponderExcluir

O que tu achas?