24 de junho de 2009

Influências da Internet!

Olhe ai...
Então que, com base em um projeto de leitura feito para uma escola Municipal aqui em Salvador, como requisito avaliativo de uma das disciplinas. Uma questão que me chamou bastante atenção foi a influência da internet nos hábitos de leitura dos adolescentes. Além de ser um tema que polemiza os debates em prol da educação. Vem questionar os
"Males" da internet. É fato que a rede internacional de computadores - a Internet, foi o meio de comunicação que mais rapidamente se expandiu no mundo. Mas infelizmente, nem todos têm acesso a ela. As tecnologias de informação e comunicação na Internet, disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais, expandindo, desta forma, os limites do ensino e da pesquisa.
A leitura, processo esse ligado a escrita. Faz parte do desenvolvimento humano. Podemos perceber que a grande maioria dos adolescentes (por uma questão histórica, e/ou por métodos educacionais ultrapassados), Consideram a leitura como uma atividade muito desagradável. Os adolescentes acabam optando pela leitura online (na internet), e descartando totalmente os livros. Mas, ainda que a os “livros eletrônicos” ocupem a preferência entre os adolescentes, o livro impresso não será extinto. Assim, a Internet não deve ser vista como única fonte informacional. Pois nem tudo que esta online torna-se confiável. Os profissionais da educação e a escola devem participar e estarem atentos a estas mudanças.
A internet é um meio que revela novos caminhos abre a escola para o mundo e inova infinitas formas de contato com o mundo. No entanto, essas possibilidades só acontecem se, na prática, as pessoas estiverem atentas, preparadas e motivadas para compreenderem o mundo.

2 comentários:

  1. De acordo... E, como comentei em outra postagem, em se tratando dos hábitos de leitura x influências da internet, é fato que as pessoas se acomodam com a leitura online, por ser mais dinâmica, mais fácil e atrativa. Ela - a internet - pode nos deixar mais preguiçosos e pode prejudicar nossa capacidade de interpretação de textos longos e livros.
    Mas ela é maravilhosa e minha vida depende total e integralmente dela.

    ResponderExcluir
  2. Penso que: Continuo adorando os temas que vc nos trás, tem evoluiiiido amor!
    Sou totalmente contra a leitura online,, ainda prefiro meus fiéis companheiros,,, os livros sou uma livrolotra assumida! talvez eu tenha aceitar estas mudanças, mas,,,ainda prefiro o real!

    Beijooo e bom São João!

    ResponderExcluir

O que tu achas?