17 de junho de 2009

TRANSTORNO DE DEPENDÊNCIA A INTERNET - TDI


Olhe ai... Algo que ainda não falei por aqui...

Em junho de 2000, a Psic. Luciana Nunes no evento "Psicoterapia e Internet: Uma parceria delicada.", realizado no Rio de Janeiro, apresentou em palestra o conceito de Dependência a Internet como um transtorno já reconhecido na prática clínica americana. Quem primeiro cogitou a idéia de Dependência a Internet foi o Dr. Ivan Goldberg em 1995, no mesmo ano a Dra. Kinmberly Young assume o termo como referência de trabalho. Em 1999 Dra. Maressa Orzack fundou o serviço de dependência ao Computador no McLean Hospital em Massachusetts. Isso comprova que a dependência a Internet não é representada em casos isolados. A prática clínica da Psic. Luciana Nunes comprova que sintomas são bem distintos e claros na identificação e no diagnóstico do TDI.
Afirmando que: "Dependência a Internet é tão prejudicial quanto qualquer outro tipo de dependência, mas também tem tratamento!"
Uma das características mais marcantes dos VIs, apontadas pelos dois centros de pesquisa, é o orgulho em se declararem viciados. A valorização social do acesso à rede é apontada pela doutora como um dos fatores que mais contribuem para o processo de "intoxicação" que leva ao vício

3 comentários:

  1. Nâo, não nãoooo pelo amor de Zeussss,,, eu não sou um TDI!!!
    Tô caminhando para ser... é diferente!
    Gostei viu... é bom que eu reflito sobre passar meus dias aqui... e terminar como a ilustração acima!


    Beijo Gataaaa!!! \0/

    Charles (não o Chaplim)

    ResponderExcluir
  2. Eu SOU viciada em internet!
    Longe do computador eu não tenho nem alma, nem brilho.

    Beijo, Dri!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana,

    Que conveniente esse texto pra eu justificar minha ausência nas últimas semanas. Digamos que eu fiz uma auto-reabilitação social. :)
    Agora volto, a passos lentos, ao mundo virtual.

    Muito relevante esse tema.

    _
    Desculpe por não termos mais conversado no MSN, mas o afastamento do MSN também foi necessário.
    A ida à Bahia pro ENEARTE é quase uma certeza! \o/
    Espero nos vermos. ^^

    Beijo Grande.
    Lucas M.

    ResponderExcluir

O que tu achas?